O QUE TRATAMOS
Abordagem multidisciplinar
ALCOOLISMO
Alcoolismo, Dependência Alcoólica, Adicção ao Álcool são os nomes mais comummente utilizados para definir problemas relacionados com o álcool. No entanto, a 5ª edição do «Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders» (DSM-V) passou a designar esta problemática como Perturbação do Uso de Álcool (PUA). Isto porque a comunidade científica reconhece que não existe consumo de álcool que seja isento de risco e por isso abandonou a distinção entre consumo de risco, consumo nocivo e dependência alcoólica, procedendo à sua integração sob a designação – PUA. Esta é definida como um padrão de consumo de álcool prejudicial, que conduz à debilitação do estado de saúde e a um sofrimento clinicamente significativo. Sofrimento clínico esse que pode ser de carater físico, psicológico e emocional. Assim, desenganem-se aqueles que pensam que só tem um problema com o álcool quem bebe todos os dias e identifica critérios como abstinência e tolerância. O álcool provoca consequências nefastas independentemente dos padrões de consumo e quantidade de bebida administrada.
Tendo em conta que a Negação é uma característica relevante do problema, se alguma vez deu por si a pensar “se calhar bebo demais”, é certo que tem um problema com o álcool.
JOGO
A ludopatia, mais vulgarmente conhecido como adicção ao jogo é caracterizada por uma contínua ou periódica perda de controlo em relação ao acto de jogar; uma preocupação em jogar e obter dinheiro para jogar; por pensamento irracional e manter este comportamento apesar das consequências adversas. Trata-se de uma perturbação mental e comportamental inserida nos manuais de diagnósticos há pouco mais de 20 anos. Pode ser considerada uma perturbação do espectro impulsivo-compulsivo e apresenta características idênticas à perturbação do uso de substâncias.
São identificadas três fases no comportamento de jogar: fase da vitória, da perda e do desespero. O mais prejudicial e conhecido são os jogos de sorte e azar que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode tornar-se altamente adictivo e problemático
NOVAS TECLOLOGIAS
As novas tecnologias são um fenómeno pluridimensional pelo que novas adicções emergem. Dependência da Televisão do Telemóvel e da Internet são as mais comuns. A dependência da internet, por si só, conhece várias formas.
Adição ao cibersexo, adição ciber-relacional, sobrecarga informática, adicção ao computador. Assim, a dependência de novas tecnologias é uma dependência de comportamento que envolve interações não humanas e que se assemelha a qualquer outro tipo de dependências com substâncias nomeadamente no que diz respeito à dependência psicológica.
DISTURBIOS ALIMENTARES
“Perturbação do comportamento alimentar” é o termo utilizado para um grupo de doenças mentais graves que levam os indivíduos a comprometer a sua saúde física e mental devido a uma relação problemáticas com o peso, a imagem e a alimentação. Esses distúrbios podem às vezes ser uma ameaça à própria vida.
Uma relação problemática com a alimentação ou a imagem pode manifestar-se sob a forma de compulsão alimentar, purgação, restrição alimentar, exercício motivado e uma série de outras questões relacionadas à alimentação ou à imagem. As perturbações do comportamento alimentar podem assim assumir várias formas, incluindo as seguintes: Anorexia, Bulimia, Comer Compulsivo e Comer Emocional.
ABUSO DE SUBSTÂNCIA/DEPENDÊNCIA QUIMICA
Toxicodependência, Dependência Química, Adição às Drogas são agora designados de Perturbação do Uso de Substâncias (PUS). Este é o termo médico usado para descrever um padrão de uso de uma substância (droga) que causa problemas significativos e/ou sofrimento.
O abuso de substâncias, refere-se tanto ao abuso de substâncias ilegais, como canábis, heroína, cocaína ou metanfetamina como a substâncias legais, como álcool, nicotina ou medicamentos prescritos. É uma doença que afeta o cérebro e o comportamento, o que conduz a pessoa a uma completa perda de controlo sobre a substância e a sua vida.
A tolerância ou necessidade de quantidades cada vez maiores da droga para obter o efeito desejado ou uma preocupação constante com os efeitos nefastos da abstinência (ressaca) e os efeitos positivos da substância (obsessão) são os principais sintomas do problema. Contudo, a Negação é um dos maiores obstáculos para obter ajuda. O desejo de consumir é tão forte que a mente encontra muitas maneiras de justificar o consumo de drogas, mesmo quando as consequências são óbvias.
COMPRAS
A adicção às compras, shopping compulsivo ou oniomania é mais uma das dependências em que o mecanismo da dependência não nasce de uma substância, mas de um comportamento. Pode descrever-se como um comportamento impulsivo irresistível para as compras que, desencadeado, se torna incoercível.
É um problema complexo que inclui impulsividade em relação ao ato de comprar; comprar como uma forma de enfrentar o stress da vida quotidiana e relaxar; dificuldade de conservar dinheiro, necessidade de gastar parte ou todo; pensamentos e necessidades intrusivas de sair para comprar; sentimentos de culpa depois de comprar qualquer produto, por lhe parecer irracional; comprar artigos que não precisa mesmo sabendo que se tem pouco dinheiro disponível ou comprar coisas mesmo quando não pode; não mostrar o que compra ou mentir acerca do preço, com medo de ser considerada irracional pelo comportamento: compro coisas para mim, para me sentir melhor; fico nervosa, ansiosa nos dias que não posso ir às compras; as compras excessivas causam-lhe problemas financeiros.
SEXO
A adicção ao sexo é um problema que culmina em grande sofrimento psicológico e que destrói relações. Em vez da sexualidade ser abordada como um jogo, uma relação, uma comunicação – um intercâmbio de prazer e/ou sentimento e um momento privilegiado de intimidade, algumas pessoas vivem a sua sexualidade de modo obsessivo, tornando-se dependentes dela.
O comportamento sexual é o meio através do qual o dependente alivia o stress, foge a sentimentos negativos ou dolorosos, das relações íntimas que não é capaz de gerir. A relação sexual torna-se necessidade fundamental a que tudo o resto é sacrificado. A perda de controlo relativamente à quantidade de sexo praticado e quantidade de parceiros sexuais provoca consequências físicas, emocionais e psicológicas graves.
DUPLOS DIAGNÓSTICOS
Muitas vezes, a adicção conhece uma parte das condições de diagnóstico de saúde mental que combina e coincide com Perturbações de Humor, Perturbações de Ansiedade e da Personalidade. O diagnóstico correto dessas condições é um passo fundamental na jornada para a recuperação e a abstinência, é determinante para a confirmação da comorbilidade psiquiátrica.
Para isso, fornecemos uma avaliação detalhada e monitorização psiquiátrica e psicológica, enquanto continuamos a fornecer um plano de tratamento personalizado para o paciente nas outras áreas da Adicção.
Graças aos nossos planos de tratamento personalizado, podemos oferecer atendimento abrangente para quaisquer problemas de saúde mental associados.
Uma abordagem mais flexível permite-nos fazer o que for necessário para garantir que nossos utentes continuem em segurança no processo de recuperação.