PORTA 12
Tratamos a pessoa no seu todo
MISSÃO
A “PORTA12” é uma Unidade Terapêutica (com base no Modelo de Minnesota), especializada no Tratamento de todo o tipo de Dependências (com e sem substâncias); Perturbações de Humor; Perturbações de Ansiedade e Perturbações do Controlo de Impulsos.
O propósito da nossa existência prende-se com a necessidade de promover a reabilitação de pessoas através de programas e planos de tratamento mais bem-adaptados à realidade portuguesa e tendo em consideração as mudanças que se têm vindo a observar quer nos padrões de consumo, quer nas principais substâncias de abuso das novas gerações, quer nas novas adicções que emergem do progresso tecnológico.
O desígnio da “PORTA12” não é o de tratar o comportamento problemático em si, mas a pessoa no seu todo. Sabemos bem que uma pessoa não é apenas aquilo que ela faz, pelo que, só através de uma abordagem integral e holística do problema e da pessoa que o suporta, permitirá aos nossos utentes uma recuperação efetiva e duradoura.
A “PORTA12” oferece um ambiente protegido, aconchegante e tranquilo; propício a uma reorganização do pensamento e do comportamento que o conduzirá a um estado de paz interior, satisfação com a vida e ao bem-estar físico, psicológico, emocional.
FILOSOFIA
Segundo os léxicos, a palavra “porta” designa uma abertura em parede ou na base de um pavimento, que oferece simultaneamente entrada e saída. A “PORTA12” oferece a entrada para um caminho de verdadeira libertação e mudança, que conduz a uma vida nova, abundante e satisfatória; e uma saída para a obsessão, os comportamentos compulsivos, a depressão, a ansiedade, os traumas, a vergonha, a culpa, o medo, a frustração e o sofrimento crónico, que acompanham o problema e a dor de viver.
A “PORTA12” está assim comprometida a proporcionar essa “passagem”, a quem nos procura. Dedicamo-nos a providenciar um tratamento diferenciado e individualizado da mais alta qualidade e com elevados padrões de profissionalismo, respeito, aceitação, dignidade e confidencialidade.
A nossa equipa de profissionais está empenhada na excelência, oferecendo aos nossos utentes um acompanhamento personalizado e de proximidade, que promova a perceção de que é possível recuperar e a convicção de que os seus objetivos, sonhos e projetos de vida podem ser realizados.
VALORES
Na “Porta12” aquilo que mais valorizamos são os nossos utentes e a sua proteção face à natureza e características da sua doença. Assim:
- Estamos dedicados a recuperar as suas vidas, passo a passo, um dia de cada vez.
- Esforçamo-nos para oferecer a mais alta qualidade e atendimento individualizado.
- Satisfazer as necessidades terapêuticas individuais com recurso a um leque diversificado de terapias, mas sempre baseadas em evidências.
- Trabalhar com grupos restritos de utentes para que a Terapia de Grupo seja objetivamente eficaz e garanta maiores índices de atenção, bem-estar e satisfação das necessidades daqueles a quem servimos.
- Construir uma Estrutura de Serviços peculiar, alicerçada na integridade, profissionalismo e compaixão.
- Fazer o melhor possível para construir um legado que nos permita ser um Centro de Referência no Tratamento de Dependências.
- Estarmos comprometidos com a ética profissional, a melhoria contínua dos nossos profissionais, do nosso atendimento e instalações.
- Manter uma vertente social para que, sempre que possível e mediante avaliação rigorosa de necessidades, poder ajudar famílias mais carenciadas.
EQUIPA
A equipa da “PORTA12” está totalmente investida na evolução favorável e positiva de nossos utentes. A equipa é multidisciplinar e trabalha com o utente e a sua família para desenvolver um plano de tratamento individualizado, especialmente concebido para as suas necessidades. O objetivo de cada membro da equipe é o de orientá-lo e acompanhá-lo com respeito e profissionalismo, através de cada fase do tratamento incluindo os cuidados continuados. O nosso objetivo é proporcionar uma experiência de recuperação incomparável.
Direção Clínica
Dra. Teresa Sousa Ferreira (Médica Psiquiatra e psicoterapeuta; certificação em Terapia Comportamental Dialética; Pós-Graduação em Perturbações da Personalidade; Pós-Graduação em terapias Cognitivo Comportamentais e Psicoterapia; Qualificação em Mindfulness)
Direção Técnica
Ricardo Jorge (Psicólogo, Pós-Graduação em Alcoologia, Técnico de Aconselhamento em Doenças de Adicção)
Terapeutas
Ricardo Jorge (Psicólogo; Pós-Graduação em Alcoologia; Conselheiro Sénior)
João Marques (Master de Aconselhamento em Dependência Química e Alcoolismo)
Monitores
Hernâni Carregosa
Tiago Vieira