Tlm.: +351 93 666 22 77 - Tel.: +351 256 115 692 info@porta12.com
PORTA 12

Tratamos a pessoa no seu todo

MISSÃO

A “PORTA12” é uma Unidade Terapêutica (com base no Modelo de Minnesota), especializada no Tratamento de todo o tipo de Dependências (com e sem substâncias); Perturbações de Humor; Perturbações de Ansiedade e Perturbações do Controlo de Impulsos.

O propósito da nossa existência prende-se com a necessidade de promover a reabilitação de pessoas através de programas e planos de tratamento mais bem-adaptados à realidade portuguesa e tendo em consideração as mudanças que se têm vindo a observar quer nos padrões de consumo, quer nas principais substâncias de abuso das novas gerações, quer nas novas adicções que emergem do progresso tecnológico.

O desígnio da “PORTA12” não é o de tratar o comportamento problemático em si, mas a pessoa no seu todo. Sabemos bem que uma pessoa não é apenas aquilo que ela faz, pelo que, só através de uma abordagem integral e holística do problema e da pessoa que o suporta, permitirá aos nossos utentes uma recuperação efetiva e duradoura.

A “PORTA12” oferece um ambiente protegido, aconchegante e tranquilo; propício a uma reorganização do pensamento e do comportamento que o conduzirá a um estado de paz interior, satisfação com a vida e ao bem-estar físico, psicológico, emocional.

FILOSOFIA

Segundo os léxicos, a palavra “porta” designa uma abertura em parede ou na base de um pavimento, que oferece simultaneamente entrada e saída. A “PORTA12” oferece a entrada para um caminho de verdadeira libertação e mudança, que conduz a uma vida nova, abundante e satisfatória; e uma saída para a obsessão, os comportamentos compulsivos, a depressão, a ansiedade, os traumas, a vergonha, a culpa, o medo, a frustração e o sofrimento crónico, que acompanham o problema e a dor de viver.

A “PORTA12” está assim comprometida a proporcionar essa “passagem”, a quem nos procura. Dedicamo-nos a providenciar um tratamento diferenciado e individualizado da mais alta qualidade e com elevados padrões de profissionalismo, respeito, aceitação, dignidade e confidencialidade.

A nossa equipa de profissionais está empenhada na excelência, oferecendo aos nossos utentes um acompanhamento personalizado e de proximidade, que promova a perceção de que é possível recuperar e a convicção de que os seus objetivos, sonhos e projetos de vida podem ser realizados.

VALORES

Na “Porta12” aquilo que mais valorizamos são os nossos utentes e a sua proteção face à natureza e características da sua doença. Assim:

  1. Estamos dedicados a recuperar as suas vidas, passo a passo, um dia de cada vez.
  2. Esforçamo-nos para oferecer a mais alta qualidade e atendimento individualizado.
  3. Satisfazer as necessidades terapêuticas individuais com recurso a um leque diversificado de terapias, mas sempre baseadas em evidências.
  4. Trabalhar com grupos restritos de utentes para que a Terapia de Grupo seja objetivamente eficaz e garanta maiores índices de atenção, bem-estar e satisfação das necessidades daqueles a quem servimos.
  5. Construir uma Estrutura de Serviços peculiar, alicerçada na integridade, profissionalismo e compaixão.
  6. Fazer o melhor possível para construir um legado que nos permita ser um Centro de Referência no Tratamento de Dependências.
  7. Estarmos comprometidos com a ética profissional, a melhoria contínua dos nossos profissionais, do nosso atendimento e instalações.
  8. Manter uma vertente social para que, sempre que possível e mediante avaliação rigorosa de necessidades, poder ajudar famílias mais carenciadas.
EQUIPA

A equipa da “PORTA12” está totalmente investida na evolução favorável e positiva de nossos utentes. A equipa é multidisciplinar e trabalha com o utente e a sua família para desenvolver um plano de tratamento individualizado, especialmente concebido para as suas necessidades. O objetivo de cada membro da equipe é o de orientá-lo e acompanhá-lo com respeito e profissionalismo, através de cada fase do tratamento incluindo os cuidados continuados. O nosso objetivo é proporcionar uma experiência de recuperação incomparável.

Direcção Clínica

Dra. Teresa Sousa Ferreira (Médica Psiquiatra e psicoterapeuta; certificação em Terapia Comportamental Dialética; Pós-Graduação em Perturbações da Personalidade; Pós-Graduação em terapias Cognitivo Comportamentais e Psicoterapia; Qualificação em Mindfulness)

Direcção Técnica

Ricardo Jorge (Psicólogo, Pós-Graduação em Alcoologia, Técnico de Aconselhamento em Doenças de Adicção)

Direcção Administrativa

Claúdia Ribeiro (Marketing e Publicidade)

Terapeutas

Ricardo Jorge (Psicólogo; Pós-Graduação em Alcoologia; Conselheiro Sénior)
João Marques (Master de Aconselhamento em Dependência Química e Alcoolismo)

Monitores

Hernâni Carregosa
Tiago Vieira

ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR

CONTATE-NOS